O cupuaçuzeiro (Theobroma grandiflorum) é uma planta frutífera da Amazônia, da mesma família a que pertence o cacau.
O significado do nome científico Theobroma é: manjar dos deuses; e grandiflorum: flores grandes. É uma das frutas nativas mais comercializadas no Amazonas, Pará, Rondônia, Amapá, Acre e Roraima.
O cupuaçuzeiro é uma árvore que atinge 7 metros de diâmetro de copa, e 4 metros a 10 metros de altura média. As folhassão inteiras, de coloração rósea e cobertas de pelos quando jovens, e verde quando maduras. As flores, de coloração vermelha, com tonalidade de clara a escura, são as maiores do gênero e crescem normalmente nos ramos.
Todas as partes do fruto podem ser aproveitadas: A polpa é muito utilizada na elaboração de vários produtos da indústria de alimentos, com ótima aceitação pelos consumidores; As sementes podem ser usadas no preparo de cupulate (produto semelhante ao chocolate de cacau) e na indústria de cosméticos, na formulação de produtos hidratantes; e a casca é aproveitada na confecção de artesanatos e também como adubo.
A colheita e a pós-colheita de frutos têm uma importância fundamental na qualidade e no valor comercial dos produtos oriundos da polpa ou das sementes de cupuaçu.
Esse livro trata linguagem simples e didática, característica principal da coleção, as fases do processo detalhadas, incluindo a recepção, pesagem, lavagem, a quebra, a seleção e o beneficiamento do produto.
Veja mais em http://goo.gl/2aB7p