Nome científico: Vaccinium macrocarpon; Vaccinium oxycoccos
Nome popular: cranberry, oxicocos
Família botânica: Ericaceae
Origem e habitat: cranberry não é uma fruta específica, mas o nome genérico de um grupo de arbustos perenes conhecidos como oxicocos no Brasil. Na Inglaterra, a denominação pode referir-se à espécie nativa Vaccinium oxycoccos, enquanto, na América do Norte, refere-se à espécie Vaccinium macrocarpon. A espécie Vaccinium oxycoccos é cultivada comercialmente na Europa central e do norte, enquanto a espécie Vaccinium macrocarpon é cultivada nos Estados Unidos, no Canadá, no Chile e no sul da Argentina.
Características gerais: são arbustos rasteiros ou trepadeiras com até 2 m de comprimento e 5 a 20 cm de altura, que se desenvolvem em áreas alagadiças. Têm caules delgados e moles e possuem pequenas folhas verdes. As flores têm tonalidade rosa escura, com pétalas recurvadas muito distintas, deixando o pistilo e os estames totalmente expostos e apontando para frente, que são polinizados por abelhas. Sua fruta é uma baga que é mais larga que as folhas da planta; ela é inicialmente branca, mas adquire um tom vermelho escuro quando totalmente madura. É comestível, com um gosto ácido que pode sobrepor-se à sua doçura.
Usos: a cultura de cranberry tem grande importância comercial em estados do norte dos Estados Unidos, em especial em Massachusetts, e no Canadá. A fruta é vendida fresca no mercado consumidor e processada em produtos como sucos, molho, presunto e cranberry seco adoçado.
Curiosidade: o molho à base de cranberry é um acompanhamento tradicional para o peru servido no Natal no Reino Unido e no Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos e no Canadá.
À esquerda, quadro “The Cranberry Harvest on the Island of Nantucket” (“A Colheita de Cranberry na Ilha de Nantucket”), datado de 1880, de autoria do pintor norte-americano Eastman Johnson; à direita cena recente da produção de cranberry no estado de Nova Jersey, EUA.
Fonte de todas as imagens: https://en.wikipedia.org/wiki/Cranberry. Foto superior à esquerda: Keith Weller – Image Number K4414-14 (http://www.ars.usda.gov/is/graphics/photos/k4414-14.htm)