Pesquisadores do Instituto de Nutrição da América Central e Panamá (INCAP) indicaram que o consumo de frutas diminui impacto de doenças crônicas. De acordo com Kattia Jiménez, pesquisadora do instituto, a obesidade é um dos grandes problemas que afetam a saúde das pessoas.
“A prevalência de sobrepeso e obesidade, que continua a aumentar na população da Costa Rica e começa cada vez em idades precoces da vida, é um fator determinante de uma série de outras doenças crônicas, tais como hipertensão arterial, diabetes, colesterol elevado, problemas coração, o que leva a diminuir a qualidade de vida nos estágios posteriores e também a expectativa de vida. A este respeito, os frutos constituirão um aliado para a saúde, porque eles fornecem vitaminas e minerais que são essenciais para o bom funcionamento do corpo, eles também são uma importante fonte de fibra dietética que proporciona saciedade e ajuda a manter um peso saudável”, comenta.
De acordo com o Panorama de Alimentação e Nutrição 2018, o excesso de peso e obesidade estão ganhando terreno na América Latina e no Caribe, que afeta mais de metade da população adulta da América Central e da República Dominicana e cerca de 7% das crianças de 5 anos. “As frutas têm um grande valor em parar esta epidemia de obesidade que estamos enfrentando, sendo um pilar fundamental para uma dieta saudável, nutritiva e de qualidade. Portanto, devemos assegurar o acesso e incentivar o consumo hoje e desde tenra idade, uma vez que é uma garantia para a saúde das gerações futuras “, disse Adoniram Sanches, Coordenador Sub-Regional da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) para a Mesoamérica.
Fonte: AGROLINK –Leonardo Gottems