Nome científico: Solanum lycocarpum St. Hil.
Nome popular: fruta-de-lobo, lobeira, fruta-de-lobo-guará, jurubebão, berinjela-do-campo, maçã-do-cerrado.
Família botânica: Solanaceae
Distribuição geográfica e habitat: espécie encontrada no Cerrado brasileiro.
É uma árvore espinhenta de pequeno porte, que atinge até 5 metros de altura, com copa arredondada.
Folhas: alternas, simples, sem estípulas.
Flores: bissexuadas, diclamídeas, dispostas em inflorescências cimosas, nas cores violeta ou branca.
Fruto: baga com até 15 cm de diâmetro, de cor verde-amarelado, com muitas sementes, polpa sucosa, redondos, que remetem ao formato de uma bela maçã, de cor verde, que ficam amarronzados quando amadurecem. O fruto exala um delicioso perfume, que lembra o sabor de tutti-frutti. Sua polpa é macia, mas seu sabor é ácido, exótico e meio amargo.
Clima e solo: adapta-se em qualquer tipo de solo e clima.
Propagação: propaga-se por sementes ou mudas.
Propriedades: possui variadas propriedades terapêuticas tais como antidiabética, antiespasmódica, hipocolesterolêmica, hipoglicêmica, hipotensor e lipolítica.
Curiosidades: ela faz parte da dieta alimentar do lobo-guará. Por isso, o fruto da planta foi denominado popularmente de fruta-do-lobo. Segundo relatos, tem ação terapêutica contra o verme-gigante-dos-rins.
Os frutos maduros, que possuem sabor levemente azedo, podem ser consumidos in natura e na preparação de doces e geleias. Podem ser misturados a outras frutas e empregados no preparo de doces que levam pêssegos ou marmelos.
A fruta é muito comum em casas de roças, sendo utilizada, na medicina natural, para alívio de várias enfermidades, cuja tradição é passada de geração ageração.
O xarope do fruto melhora os sintomas da asma. A mistura de sua polpa madura com ovo cru é utilizada para aliviar os sintomas da bronquite. Um pó branco extraído do fruto verde é utilizado para aliviar os sintomas do diabetes e da epilepsia. Mas Ddeve ser consumida com moderação, pois pode causar distúrbios digestivos.
As raízes das árvores, em forma de infusão, são usadas para alívio da hepatite.
Fruto da lobeira
Flor da lobeira