A síndrome metabólica, associação de fatores de risco para doenças cardiovasculares relacionados à gordura abdominal e à resistência à insulina, pode ser controlada com a ingestão de frutas oleaginosas. Ou seja, comer nozes, amêndoas, castanhas e avelãs é excelente para quem quer perder peso. Um estudo espanhol publicado no “Archives of Internal Medicine” constatou durante um ano que voluntários que consumiram uma dieta mediterrânea suplementada com 30 gramas por dia dessas oleaginosas, tiveram uma redução na prevalência dos fatores da síndrome metabólica em 13, 7%.
Os que tiveram acrescidos um litro de azeite por semana à sua dieta obtiveram uma redução de apenas 6,7%. O melhor resultado das frutas secas sobre o azeite pode ser explicado. As nozes são ricas em substâncias com propriedades anti-inflamatórias (magnésio, fibra, arginina) e antioxidantes, que trariam efeitos benéficos.
Outro detalhe interessante: as nozes também são ricas em triptofano que fabrica a serotonina, que ajuda na sensação de saciedade. Consumir essas frutas oleaginosas contribui à ingestão de outros alimentos.