(Pergunta enviada por leitor do Globo Rural. Jornalista JOÃO MATHIAS)
Já foram colocados prego enferrujado, calcário e sal grosso nos dois coqueiros plantados na chácara do meu sogro, mas nada adiantou para que os frutos, que crescem pouco e logo caem, produzissem água. O que mais podemos fazer? Rafael Aliberti, por email
RESPOSTA – Para alcançar uma boa produção, o coqueiro necessita de condições adequadas de solo, com boa disponibilidade de água, nutrição equilibrada, temperatura e umidade relativa do ar elevadas, além de boa luminosidade. Igualmente importante é contar com a qualidade da muda que originou a planta adulta. É muito comum a ocorrência de plantio de exemplares de má qualidade que, consequentemente, não respondem aos tratos culturais utilizados. Considerando-se as condições de solos arenosos predominantes na maioria das áreas cultivadas com coqueiros em território nacional, recomenda-se formulação 20-10-20 para adubação de plantas adultas. Utilize uma dosagem próxima de 4 quilos por planta por ano dividida em duas aplicações, sem esquecer da necessidade de manutenção de boa umidade do solo. Sugere-se também o uso de adubação orgânica à base de esterco ou outra fonte, com volume de 20 quilos por planta por ano. Preferencialmente incorporados ao solo, os adubos devem ser distribuídos entre 50 centímetros e, aproximadamente, 2,5 metros de raio a partir do tronco do coqueiro.
Consultor: HUMBERTO ROLLEMBERG FONTES, engenheiro agrônomo, pesquisador em fitotecnia da Embrapa Tabuleiros Costeiros (CPATC), Aracaju, SE.