(Pergunta enviada por leitor do Globo Rural. Jornalista JOÃO MATHIAS)
Segui a indicação de vizinhos e coloquei inseticida para formigas em meu coqueiro após ele ter, inesperadamente, interrompido sua produção. Apesar da volta da frutificação, os cocos secam e caem quando atingem o tamanho de uma maçã. O que há de errado? Sônia Saraiva de Albuquerque – Rio de Janeiro, RJ
RESPOSTA – Para obter uma produção vigorosa, o coqueiro necessita de condições adequadas de solo, disponibilidade de água, nutrição equilibrada, temperatura e umidade relativa do ar elevadas, além de boa luminosidade. Também é importante a qualidade da muda que originou a planta adulta. Contudo, é muito comum a queda de frutos em diferentes idades, devido ao ataque de ácaros, fatores ambientais diversos e/ou desnutrição do coqueiro. Considerando os solos arenosos predominantes na maioria das áreas cultivadas com a fruteira no país, assegure um plantio produtivo usando formulação 20-10-20 para adubação, com dosagem de cerca de 4 quilos por planta por ano dividida em duas aplicações. Recomenda-se ainda incluir 20 quilos por planta por ano de material orgânico à base de esterco ou outra fonte. Os adubos devem ser distribuídos entre 50 centímetros e, aproximadamente, 2,5 metros de raio, contados a partir do tronco do coqueiro e, preferencialmente, incorporado ao solo que deve ser mantido úmido. Quando houver ataque de ácaros, que provoca queda excessiva de frutos novos, pulverize com uma mistura de óleo de algodão (1,5%) misturado com detergente neutro (1,0%). As três primeiras aplicações devem ser realizadas a cada 15 dias e, posteriormente, a cada 30 dias.
Consultor: HUMBERTO ROLLEMBERG FONTES, engenheiro agrônomo, pesquisador em fitotecnia da Embrapa Tabuleiros Costeiros (CPATC), Aracaju, SE.