Nome científico: Coccus nucifera L.
Nome popular: coco
Família botânica: Arecaceae
O coqueiro é uma palmeira que produz o coco, uma das frutas mais importantes pelo valor nutricional do seu fruto, rico alimento, além de fornecer óleo e a planta ter múltiplos usos.
Além do coqueiro comum, atualmente tem grande importância o coqueiro-anão, cultivado nos estados do Nordeste e vários outros locais do Brasil.
O endosperma do fruto dá a copra, da qual é extraído o óleo, de grande valor combustível, alimentar, medicinal e culinário.
O fruto é muito utilizado para fornecer a água de coco, um dos alimentos mais ricos da natureza, que contém muitas substâncias nutricionais, é utilizada na alimentação e na indústria.
A casca do coco é utilizada de variadas maneiras na indústria.
Em Bebedouro, SP, o cultivo do coco-anão tem sido estudado na Estação Experimental de Citricultura. O coco, cultivado nas condições do estado de São Paulo, demora 210 dias da florada ao fruto.
Além da ampla utilização da polpa na culinária, em pratos doces e salgados, o consumo de água de coco tem aumentado pela sua grande aceitação como hidratante, valor medicinal e nutricional, o que também é favorecido por sua oferta ao longo do ano, com preço usualmente igual ou inferior ao de um refrigerante artificial.
Foto 1. Diversos tipos de coco (Foto: J.A.A. Silva)
Foto 2. Coco verde (à esquerda) utilizado para fornecer água; e seco, muito utilizado na culinária (Foto: J.A.A. Silva)
Foto 3. Coco verde, apto ao consumo de sua água (Foto: J.A.A.Silva)
Foto 4. Doce da polpa de coco verde
Fonte: DONADIO, L.C.; ZACCARO, R.P. Valor nutricional de frutos
VALOR NUTRICIONAL DO COCO
Dados médios indicam nível de 3 mcg de B1; 68 mcg de B2; 0,097 mg de B3, e 4,2 mg de ácido ascórbico na água de coco maduro.
A polpa do coco maduro tem nível de 173 mcg de B1, 102 mcg de B2 e 0,103 mg de B3.
Minerais – na água de coco fresco: cálcio – 5-43 mg; fósforo – 7,4-37 mg; ferro – 0,04 mg; sódio – 7-105 mg; potássio – 156-302 mg; cloro – 20-183 mg.
Vitaminas – B1 – 60 mcg; B2 – 40 mcg; vitamina C – 8 mg; B3 – 0,6 mg.
Contém ainda os aminoácidos: asparagina – 5,74, glutamina – 78,7; serina – 65,80; glicina – 13,9; glutamina – 13,4; alanina – 177,1; prolina – 21,6 e outras (em mg/L).
Fonte: DONADIO, L.C.; ZACCARO, R.P. Valor nutricional de frutas
O coqueiro, encontrado em mais de 200 países, tem como centro de origem a Ásia, onde concentra 80% de seu cultivo. O Brasil é o quarto produtor mundial, com uma produção de 2,8 milhões de toneladas, o que representa 80% da produção da América do Sul, em 287 mil hectares de área colhida (FAO, 2011).
Os principais países produtores destinam a maior parte do coco que produzem para extração de óleo que, se utilizado como suplementação dietética, promove a sensação de saciedade, redução do peso e do colesterol (LDL-c) dentre outros benefícios ao perfil lipídico e cardiovascular de indivíduos dislipidêmicos.
Reconhecido como importante recurso vegetal para a humanidade, em função da gama de produtos de importância econômica, social e ambiental, a maior parte da produção brasileira é destinada à alimentação humana na forma in natura, como bebida isotônica natural (água de coco verde) ou albúmen sólido ralado na composição de inúmeros alimentos.
Prof. Dr. JOÃO PEDRO VALENTE. Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária. Cuiabá-MT.