Nome científico: Bertholletia excelsa H. B.
Nomes populares: Castanha-do-brasil, castanha-do-pará, inhaúba e outros 36 nomes
Família botânica: Lecythidaceae
Características gerais: Sua primeira denominação é inhaúba, nome indígena que provém de nhá-iba, ou “árvore que dá fruta” (NASCIMENTO et al., 2010). Esses autores publicaram pela Sociedade Brasileira de Fruticultura um livro sobre a castanha, que contém muitas informações aqui dadas. O fruto, chamado de ouriço, é um tipo botânico chamado pixídio, que é uma cápsula dura, lenhosa e esférica, que pode pesar de 500 a 1.500 g, tendo de 15 a 24 sementes, que contêm as castanhas, e medem de 4 a 7 cm de comprimento, com casca rugosa e dura. Como a planta é muito alta, a coleta dos frutos é feita após sua queda, o que se dá na Amazônia entre dezembro e abril. Esse tipo de coleta do fruto no chão pode dar efeito na qualidade da noz. A região Norte do Brasil produz mais de 98 % da castanha comercializada no país e representa importante fonte de receita e trabalho para indígenas e populações locais. Os principais países produtores são Bolívia, Brasil, Costa do Marfim e Peru, mas a produção total vem decaindo desde a década de 1980. Após colhidos, os frutos são levados para beneficiamento, que consiste na extração da casca, secagem, retirada ou não da película e embalagem das amêndoas, embora ainda parte seja comercializada sem a extração da casca da amêndoa.
Fonte: DONADIO, L.C.; ZACCARO, R.P. Valor nutricional de frutas.
VALOR NUTRICIONAL DA CASTANHA-DO-BRASIL
Pelo seu alto valor alimentar, é considerada a carne vegetal, pela qualidade de sua gordura, valor proteico, calórico, mineral e vitamínico. Dados médios são: 3 UI de vitamina A; 1.094 mcg de tiamina; 118 mcg de riboflavina; 7,71 mg de niacina, e 10,8 mg de ácido ascórbico.
Minerais – A amêndoa contém antimônio, cálcio, cério, césio, escândio, európio, ferro, fósforo, iodo, itérbio, lantânio, lutécio, samário, selênio, tântalo e tunsgstênio.
Vitaminas – Contém 1.094 mcg de B1; 118 mcg de B2; 7,71 mg de B3 e 10,8 mg de ácido ascórbico.
Tem valor medicinal, e seu óleo pode ser usado como alimento ou na indústria farmacêutica e de cosméticos. O paladar rançoso que, às vezes, ocorre na castanha, deve-se à oxidação da gordura, o que deve ser visto com rigor na compra, pela validade do produto. Sob refrigeração, a castanha, em casca, dura até 4 meses em boas condições. O mais comum é ser vendida sem a casca.
Figura 1. Castanha dentro de um fruto cortado.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
A castanha-do-brasil possui alto teor de óleo, rico em gordura e ômega e proteínas, características que lhe permitem substituir a carne. É também uma das melhores fontes de selênio, porém tais qualidades positivas são contrabalançadas pela presença de toxinas provenientes do desenvolvimento de bolores. Essas motoxinas, denominadas de aflatoxinas, são metabólitos secundários produzidos por fungos que se estabelecem antes, durante e após a coleta e o transporte dos frutos. A presença de micotoxinas na castanha pode provocar intoxicação grave ou crônica com efeitos até letais.
NASCIMENTO, W.M.O. do; CARVALHO, J.E.U. de; MULLER, C.H., 2010.