12/05/2014 – Globo Rural
Era tão abundante que virou nome de bairro em SP e de uma cidade no RJ. Aprenda a fazer a muda do cambuci e conheça alguns usos culinários.
Cambuci é uma fruta do sudeste do Brasil que era tão abundante que virou nome de um bairro tradicional de São Paulo e é nome de uma cidade no Rio de Janeiro. Nome indígena quer dizer fruta em forma de pote.
Na estação da Coordenadoria de Assistência Técnica de São Paulo (CATI), em São Bento do Sapucaí, tem um pomar de cambuci com 120 plantas produzindo a fruta. Apesar de ser tipicamente brasileiro, o potencial é pouco explorado.
A agrônoma Silvana Salles Bueno, responsável pela propagação de plantas na região, faz uma campanha de divulgação, já que poucas pessoas conhecem o cambuci. O slogan é “O Nativo Versátil”, devido às inúmeras possibilidades de uso da fruta.
A planta que produz o cambuci, o cambucizeiro, é nativo da Mata Atlântica. Se adapta bem desde regiões mais altas até áreas no nível do mar. É uma árvore de pequeno porte, medindo de três a cinco metros de altura e bastante resistente.
A pesquisadora acrescenta que o Cambuci não caduca, não derruba a folha. Exibe o ano inteiro um verde escuro vivo. Rústico e resistente, tem a cara da agricultura familiar. Frutifica, com fartura, de fevereiro até maio.
Verde, tem a casca dura e brilhante. Maduro, torna-se opaco e fica mole. Só se pega o maduro quando ele cai, espontaneamente, no chão. Também, você pode dar um chacoalhão no pé. As que estiverem no ponto vão se desprender.
Produção de mudas
O cambucizeiro é uma espécie auto-incompatível, ou seja, a flor não poliniza ela mesma. São precisos outros pés da mesma espécie por perto para a polinização cruzada. Trabalho feito principalmente por insetos grandes como a mamangava. Um pé solteiro pode até dar frutos com sementes, mas chochas, sem embrião.
Culinária
O cambuci é um fruto muito ácido, com pH por volta de 3, pertencente a mesma família das goiabas. Ele é muito usado para sucos. Basta bater no liquidificador com leite que já vira um iogurte na hora. O chefe de cozinha Benedito de Oliveira Pinto tem um restaurante no centro de São Bento do Sapucaí e testa o cambuci em várias receitas. Tem licor, vinho, cachaça, geleia, mousse.