Acesso ao arquivo com fotos: Artigo Cambuci
Luiz Carlos Donadio
Mudas plantadas em Tietê há cerca de 10 anos produzem bem todos os anos e neste ano de 2023, em especial, mesmo após sentir a geada de poucos anos atrás, proporcionou uma safra muito boa em março-abril, em três plantas, oriundas da Unesp de Jaboticabal. Conhecida no litoral norte, pois é nativa na região da mata atlântica local, está sendo utilizada na gastronomia com sucesso em São Paulo. Seu valor nutritivo é elevado. A fruta é rica em vitamina C, carboidratos e fibras.
Seus frutos apresentam características descritas no site Todafruta (ver Frutas de A a Z) e têm a forma de um disco voador, ou de urna indígena, como mostram as fotos. Neste ano, foram feitos com a sua polpa, mousse e suco, além de molho para carne, com ótima aceitação. Pode-se também fazer geleia, licor e doce, de ótimo sabor.
Como as plantas, no geral, são oriundas de sementes, há grande variabilidade no seu tamanho e no sabor dos frutos, indo de mais ácidos a mais doces, com tamanhos diferentes, porém com pouca variação na forma.
As fotos deste artigo são de plantas cultivadas em Tietê, SP, no sítio Vitória.
Planta de Cambuci
Frutos de Cambuci com outras frutas