BOLETIM 09/2024
Sistemas de condução para a produção de videiras para vinho no Vale do São Francisco
Autora: Patrícia Coelho de Souza Leão – Pesquisadora Embrapa Semiárido, BR 428, Km 152, Zona Rural, Petrolina, PE, patricia.leao@embrapa.br
Resumo: Os sistemas de condução da videira têm como objetivo principal desenvolver e manter a estrutura de caule e de ramos lenhosos com forma e arquitetura determinadas, a fim de facilitar a poda, o manejo do dossel, a colheita e a mecanização do vinhedo.
Considerando-se que a videira é uma espécie perene, os vinhedos tem longa vida útil e o sistema de condução é implantado uma única vez e não permite ser substituído ao longo de tempo, então a escolha do sistema de condução é um fator crítico na implantação do vinhedo.
O sistema de condução em lira deve ser utilizado no cultivo de videiras Syrah e Chenin Blanc no Vale do São Francisco para aumentar a produtividade e promover o desenvolvimento de plantas mais equilibradas, ou com melhor relação entre produção e vigor. Entretanto, outros aspectos também devem ser observados na escolha do sistema de condução como a sua influência na qualidade da uva e dos vinhos elaborados.