07/02/2012 – http://180graus.com/
Proteína fitoalexina é inibidora do envelhecimento precoce, inflamações e doenças cardiovasculares
As mudanças climáticas fazem bem a saúde das frutas. Todas as frutas passam por épocas de geadas, estiagem, excesso de sal no solo ou água e até ataque de micro-organismos e pragas. Sendo assim as frutas que passam por essas grandes provações da natureza, criam em seu sistema de defesa uma proteína, chamada fitoalexina.
Nas frutas como bananas e uvas, a fitoalexina funciona como um antibiótico natural. Esta substância é uma possível inibidora do envelhecimento precoce, inflamações e doenças cardiovasculares. Gerado em função do ataque de bactérias e radiação, esse componente é descrito como um poderoso agente antienvelhecimento e de prevenção de úlceras, explica Giuseppina Pace Pereira Lima, professora do Departamento de Química e Bioquímica da Universidade Estadual Paulista, em Botucatu.
Todas as frutas passam por períodos de dificuldade na natureza, uma porcentagem de bactérias e fungos. E assim produzem naturalmente a fitoalexina. O fungo está mais presente quando a fruta fica doce, explica Octávio Luiz Franco, especialista em bioquímica de proteínas da Universidade Católica de Brasília.
Todo trauma tem um efeito parecido, A banana cortada libera essas enzimas benéficas com o intuito de refazer a casca diz o nutrólogo Edson Credidio, de São Paulo. Por essa razão as bananas que são submetidas a um processo de secagem teriam doses extras de nutrientes anti-idade.