As mudanças climáticas fazem bem à saúde das frutas. Todas as frutas passam por épocas de geadas, estiagem, excesso de sal no solo ou água e até ataque de micro-organismos e pragas. Sendo assim as frutas que passam por essas grandes provações da natureza, criam em seu sistema de defesa uma proteína, chamada fitoalexina.
Nas frutas como bananas e uvas, a fitoalexina funciona como um antibiótico natural. Esta substância é uma possível inibidora do envelhecimento precoce, inflamações e doenças cardiovasculares. “Gerado em função do ataque de bactérias e radiação, esse componente é descrito como um poderoso agente antienvelhecimento e de prevenção de úlceras”, explica Giuseppina Pace Pereira Lima, professora do Departamento de Química e Bioquímica da Universidade Estadual Paulista, em Botucatu.
Todas as frutas passam por períodos de dificuldade na natureza, uma porcentagem de bactérias e fungos. E assim produzem naturalmente a fitoalexina. “O fungo está mais presente quando a fruta fica doce”, explica Octávio Luiz Franco, especialista em bioquímica de proteínas da Universidade Católica de Brasília.
Todo trauma tem um efeito parecido. “A banana cortada libera essas enzimas benéficas com o intuito de refazer a casca” diz o nutrólugo Edson Credidio, de São Paulo. Por essa razão as bananas que são submetidas a um processo de secagem teriam doses extras de nutrientes anti-idade.