Nome Científico: Annona cacans Warm.
Nomes populares: Araticum-cagão, araticum, araticu-de-paca, cortição, quaresma.
Família Botânica: Annonaceae
Distribuição Geográfica e Habitat: Brasil e Paraguai. O araticum-cagão ocorre como nativo de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul, de 30 m, no litoral de Santa Catarina e Rio Grande do Sul a 1.000 m de altitude, em Minas Gerais. É encontrado naturalmente na Floresta Ombrófila Densa e na Floresta Estacional Semidecidual, na formação Submontana, onde ocupa o estrato intermediário da floresta e na área de contato da Floresta Estacional Semidecidual com a Floresta Ombrófila Mista como em Campo Mourão, Centro-Oeste do Paraná. É classificada como uma espécie secundária tardia.
Características Gerais: A planta tem até 16 m de altura, com topo achatado, copa cilíndrica, com diâmetro de tronco de 50 a 70 cm. Tronco: liso. Folhas: glabras, medindo de 8 a 17 cm de comprimento e 2,5 a 6 cm de largura. Flores: é típica da Annona, pequena, de cor amarelo-esverdeada, completa, com 3 pétalas e inflorescência com 3 a 4 flores. São hermafroditas, curto-pedunculadas, com 3 brácteas, hemicíclicas, diclamídeas e com simetria radial. O cálice tem 3 sépalas livres e corola dialipétala, com 3 pétalas. O androceu é constituído por muitos estames inseridos no receptáculo, livres, iguais e com anteras alongadas. O gineceu é apocárpico, ovário súpero e unilocular, estilete terminal e um estigma. Frutos: medem de 10 a 12 cm de diâmetro, é de cor esverdeada, de casca lisa ou pouca marcada, com polpa esbranquiçada e amarelada, amadurecendo de janeiro a março. Os frutos do araticum-cagão não têm valor comercial, são laxantes e de sabor ruim, sendo consumidos das plantas nativas nas regiões de origem e raramente são cultivados em pomares pequenos, embora suas frutas sejam atrativas a animais silvestres, tanto pelo seu cheiro como pelo seu sabor.
Clima e Solo: Subtropical. Pode ser encontrada em temperaturas entre 13,5 a 26,2°C, chuvas uniformemente distribuídas, na Região Sul (excluindo o noroeste do Paraná), e periódicas, com chuvas concentradas no verão, nas outras regiões. O regime de precipitação pluvial média anual pode ocorrer desde 1.200 mm (no Espírito Santo e em São Paulo) a 2.000 mm (no Paraná). Suporta geada. Se adapta a vários tipos de solo, podendo ocorrer em solos arenosos e de pouca fertilidade. Em plantios, tem crescido melhor em solo com fertilidade química boa, profundo, com textura argilosa e bem drenado.
Usos: Várias Anonáceas são chamadas de araticum. O nome indígena significa, em guarani, fruto do céu, pelo sabor. Pela beleza de sua planta, poderia ser utilizada como ornamental.