Nome Científico: Psidium rufum DC.
Nomes populares: Araçá-roxo, araçá-cagão, araçá-perinha.
Família Botânica: Myrtaceae
Distribuição Geográfica e Habitat: É endêmica do Brasil, ocorrendo principalmente na Floresta Estacional Semidecidual de altitude, Campo Rupestre e Cerrado. Pode ser encontrada como planta isolada em pastagens e outras áreas abertas.
Características Gerais: Planta de copa densa e arredondada. Tronco: tortuoso, revestido por casca fina, quase lisa, com descamamento em placas delgadas e irregulares. Folhas: simples, opostas, cartáceas, pecioladas, glabras na face superior e rufo-pubescentes na face inferior, nervuras salientes em ambas as faces, bordos inteiros e ondulados. Flores: solitárias, axilares, sobre pedúnculos. Frutos: drupa globosa lisa, de coloração preta a arroxeada, coroadas pelo cálice persistentes, com polpa suculenta, de sabor ácido.
Clima e Solo: Prefere locais de altitude elevada. Prefere solos argilosos, profundos e bem drenados.
Usos: Os frutos podem ser consumidos in-natura, tomando-se o cuidado com seu poder laxativo. Devido a seu pequeno porte, pode ser indicada para arborização urbana, de ruas estreitas e sob redes elétricas. É interessante para ser usada na recuperação de áreas degradadas por atrair a avifauna.
Curiosidades: Psidium é originário da palavra grega “psídion”, que significa morder, em referência ao sabor agradável dos frutos, ou nome grego da planta Pohlianum, em homenagem ao botânico austríaco Pohl.