Nome científico: Eugenia stipitata MacVaught
Nomes populares: Araçá-boi; araza em alguns de seus países de origem, como Peru, Equador e Colômbia.
Família botânica: Myrtaceae
Características gerais: Planta nativa do alto Amazonas. Introduzida como cultivo há pouco tempo, praticamente foi melhorada naturalmente e pelos índios, pois a fruta tem sabor, aroma, tamanho e rendimento de suco, com alto valor nutricional, embora seja muito perecível, o que dificulta seu uso e comercialização no mercado. Por isso, vem sendo processada como polpa congelada e exportada por alguns países. Produz de janeiro a maio na Amazônia. O fruto é uma baga esférica ou achatada, grande, com média entre 7 e 12 cm de diâmetro, de cor amarelo- dourada, quando maduro e superfície com pelos. A polpa do fruto também é amarela, com 6 a 12 sementes pretas. O peso médio do fruto é de 150 g, variando para maior ou menor. A porcentagem de suco é de 61%, de casca de 12%, de sementes de 17% e de fibras de 3 a 4%. O valor médio de sólidos solúveis totais é de 4 a 5 graus e a acidez é alta, até 4%, o que dificulta o consumo ao natural. O processo usual de obtenção da polpa pode ser o manual, o mais comum, pois espremendo as frutas com as mãos pode-se separar suas sementes; com a separação das sementes e casca, colocar em geladeira ou freezer, em algum tipo de recipiente.
Usos: A polpa do araçá-boi pode ser utilizada para suco, refrescos, doces e musses. Um produto que tem usado o araçá-boi é o iogurte, devido a sua capacidade antioxidante e probiótica. É medicinal.
Fonte: DONADIO, L.C.; ZACCARO, R.P. Valor nutricional de frutas. Fotos: Luiz Carlos Donadio
Foto 1. Araçá-boi ao lado de uma laranja e ao fundo um cupuaçu, para mostrar o seu tamanho grande em comparação com as frutas citadas
Foto 2. Frutos típicos de araçá-boi, maduros, com sua característica cor amarela e já moles.
Foto 3. Frutos ainda verdes de araçá-boi, pouco antes do ponto de colheita, um deles afetado por doença que derruba os frutos do pé.
VALOR NUTRICIONAL DO ARAÇÁ-BOI
Minerais – O potássio é o que tem maior teor, representando 2,15 % do peso seco da fruta, seguido pelo cálcio, com 0,19 %.
Vitaminas – Vitamina C, 7, 68 mg; vitamina A, 7,75 μg; e vitamina B, 9,84 micro μg.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
“A fruta do araçá-boi tem um sabor muito especial, é muito aromática, fortemente ácida e tem alto valor nutricional, com a desvantagem de ser muito perecível, pelo que é difícil introduzi-la no mercado de fruta fresca, sendo este o motivo principal de a maior parte do público pouco conhecer e desfrutar desse fruto, que pode ser considerado um dos mais deliciosos. Sua polpa tem tido boa aceitação no mercado internacional, com potencial para exportação na forma processada, como purê ou concentrado, faltando, entretanto, volume de produção, pois o que é comercializado é, na maioria, colhido de plantas nativas”
MANUEL, B.; SUQUILANDA, V. Arazá-Manual para la Producción Orgânica. Ediciones UPS, Fundagro. 1995. Quito.