Nome científico: Antidesma bunius (L) Spreng
Nomes populares: antidesma, buni, e diversos nomes em inglês, como bugnay, bignai, chinese-laurel, queensland-cherry, salamander-tree, wild cherry e currant tree.
Família botânica: Euphorbiaceae
Distribuição Geográfica e Habitat: de origem africana. Distribuída da Índia ao Ceilão, até o norte da Austrália. Há outras espécies de antidesma, A. laciniatum, A madagascariense, A. membranaceum, A. venosum, todas nativas na África e têm polpa comestível. Na Índia, há duas outras espécies: A. acuminatum e A. menasu, ambas com frutos comestíveis e que recebem o nome de paniheloch ou kumbyang.
A planta pode chegar até 30 m de altura, mas usualmente é menor, com muitos ramos e copa densa, folhas simples, inteiras, com cerca de 10 cm, verdes.
Folhas: cartáceas, glabras.
Flores: são masculinas ou femininas, ocorrem em plantas diferentes e em racemos. As flores femininas são maiores, a princípio verde-claras e depois rosadas.
Frutos: são esféricos ou ovoides, pequenos, com até 0,8 cm, vermelho-escuros ou amarelo-pálidos. Dão em grandes cachos, o que produz como efeito visual uma das árvores frutíferas mais decorativas que existem.
Clima e solo: adapta-se a vários tipos de solos e altitudes até de 1.000 metros.
Cultivo: é planta de fácil cultivo, desenvolvendo-se bem em regiões de clima tropical e subtropical. A árvore é dióica, por isso recomenda-se plantar várias mudas para obter melhor frutificação.
O fruto é comestível, sendo consumido ao natural, em saladas com outros frutos, para preparar um molho chamado rujak ou ainda sob forma de geleias e doces.
Na Ásia, é bastante popular um vinho feito com a fruta.
Na Indonésia, as folhas são consumidas em saladas.
As flores são perfumadas, o que, somado ao aspecto visual dos cachos de frutas, confere à planta alto valor ornamental.
A casca tem valor medicinal, em função dos alcaloides que contêm.
As folhas novas podem ser usadas para preparo de lalab.
Algumas publicações advertem para o fato de que, em quantidades maiores, os frutos têm efeito laxante e afirmam que as demais partes da planta podem ser venenosas.
Curiosidades: é polinizada principalmente por pequenos insetos.
Fonte: DONADIO, L.C. Dicionário das Frutas