Nome científico: Eugenia candolleana DC.
Nomes populares: ameixa-da-mata, murta, murtinha, cambuí, cambuí-roxo, cereja de Joinville.
Família botânica: Myrtaceae
Distribuição geográfica e habitat: é endêmica do Brasil. Ocorre preferencialmente na Floresta Ombrófila Densa.
Características gerais: é semidecídua, com até 7 m de altura, copa rala e ramos arqueados. Tronco: revestido por casca fina, lisa, descamante de cor marrom vermelhada, desnudando um tronco liso e avermelhado Folhas: são acuminadas ou lanceoladas, glabras e lustrosas e com até 8 a 10 cm de comprimento. Flores: são hermafroditas, actinomorfas, agrupadas em pedúnculos bíparos de 1 a 2 cm de comprimento nas axilas das folhas nos ramos terminais, brancas, pediceladas, dispostas em inflorescências axilares, em racemos curtos. A flor possui bractéolas persistentes, não vistosas; hipanto liso, piloso, medem 8 mm de diâmetro e são formadas de cálice com 4 sépalas persistentes e corola com 4 pétalas livres, ovoides, medindo 8 mm de comprimento por 5 mm de largura. As flores são apícolas e a arvore é ornamental podendo ser cultivada com sucesso na arborização urbana. Frutos: com 3 a 4 cm de comprimento, globoso ou alongado, casca de cor violácea a negra, fina, com polpa espessa, carnosa e de cor creme-violácea clara, com uma a duas sementes.
Clima e solo: adapta-se bem no clima tropical e subtropical. Prefere solos bem drenados e férteis.
Usos: os frutos são deliciosos ao natural, e causam alvoroço entre pássaros e crianças. São usados para se fazer uma ótima geleia, que fica com uma tonalidade arroxeada. A árvore fica linda no paisagismo, especialmente pela belíssima coloração de seu tronco, incomum. Pode ser indicada para a recuperação de áreas degradadas por atrair especialmente a avifauna. Produz óleo essencial. Considerada antioxidante, anti-inflamatória e anti-hipertensiva.
Curiosidades: o nome vulgar cambuí tem origem indígena e significa árvore de ramos ou galhos finos. Eugenia é dedicado a Francisco Eugenio de Saboya – Carignan, chamado príncipe de Saboya, generalíssimo imperial de notável talento militar e protetor das artes. Algumas das espécies deste gênero desempenham papel socioeconômico importante em determinadas regiões, por terem frutos utilizados na alimentação (Eugenia neonitida, E. rontifolia, E. uniflora, E. edulis, E. dysenterica e E. candolleana, dentre outras), serem empregadas em ornamentação, produzirem óleos essenciais de valor comercial e serem utilizadas na medicina popular no tratamento de diversas doenças.
Período de florescimento e frutificação: a maturação dos frutos ocorre de fevereiro e março.