Meliponicultura e Apicultura
Imprescindíveis à vida, biodiversidade e produção de alimentos, as abelhas mostrarão toda sua “majestade” na Agrishow 2023. Os visitantes poderão conhecer mais sobre esses insetos em uma exposição de espécies de abelhas nativas do Estado de São Paulo, como a jataí e mandaçaia; e de um sistema de criação de abelhas africanizadas.
E a CATI traz essa mostra para a feira, pois a meliponicultura – criação das abelhas nativas sem ferrão – vem sendo desenvolvida por produtores rurais e urbanos, como forma de geração de emprego e renda, promovendo o uso sustentável da biodiversidade e a conservação das espécies. São Paulo possui mais de 60 espécies de abelhas sem ferrão descritas, com diversidade de produtos e promoção do serviço ecossistêmico de polinização.
Para saber mais sobre o universo das abelhas, extensionistas da CATI, apicultores e meliponicultores estarão à disposição no estande da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
Responsável técnica – Carolina Matos – Ecóloga e especialista ambiental –– Departamento de Desenvolvimento Sustentável/CATI.
Agrishow terá abelhas sem ferrão como solução agrícola sustentável
A A.B.E.L.H.A. (Associação Brasileira de Estudo das Abelhas) estará no estande da Embrapa na Agrishow 2023, uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil. A entidade de pesquisa agropecuária, que comemora 50 anos, vai mostrar no evento o desenvolvimento de tecnologias aplicadas à conservação e à reprodução de abelhas sem ferrão e seu uso na produção de alimentos.
Por meio da parceria entre Projeto Kombee e A.B.E.L.H.A., uma equipe de educação ambiental vai mostrar a multiplicação de colônias de abelhas sem ferrão em escala comercial para uso na polinização agrícola e os benefícios delas para a sociedade.
“A participação das abelhas nativas nessa importante feira mostra a relevância que os polinizadores têm na busca por soluções sustentáveis para o agronegócio brasileiro”, avalia Ana Assad, diretora executiva da A.B.E.L.H.A.
No espaço da Embrapa, os visitantes também poderão conhecer os cursos e outros materiais produzidos pela A.B.EL.H.A., a Embrapa Meio Ambiente e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) sobre criação de abelhas e polinização agrícola.
Abelhas sem ferrão – A Embrapa investe no desenvolvimento de tecnologias para criação e uso sustentável das abelhas-sem-ferrão (ASF). Seu objetivo é gerar renda a partir da biodiversidade brasileira de abelhas e aumentar a produtividade dos cultivos dependentes delas para polinização. A produção de mel e polinização de diversas espécies de culturas é uma grande contribuição das abelhas nativas para a agricultura brasileira.
Na Agrishow, será apresenta uma solução tecnológica inovadora para a multiplicação e manejo de colônias da abelha-mandaguari (Scaptotrigona depilis), que permite a produção in vitro de rainhas, por meio da superalimentação das larvas, com a produção de cerca de 2 mil rainhas por mês a partir de uma única colônia.
Além de possibilitar a produção de colmeias em escala comercial, a a solução permite a prestação do serviço de aluguel de colmeias para a polinização de cultivos agrícolas, como berinjela, morango, tomate, café, maçã e melão, e que atualmente só está disponível com a espécie Apis mellifera, com ferrão, que não são eficientes polinizadoras em determinadas culturas agrícolas.