Nome científico: Ananas comosus var. comosus
Nomes populares: abacaxi, ananás
Família botânica: Bromeliaceae
O abacaxi é uma fruta de origem brasileira, uma das mais importantes comercializadas tanto ao natural como industrializada.
No Brasil, os maiores produtores são cinco estados: Pará, Paraíba, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Norte.
Há duas variedades principais, Pérola e a Smooth Cayenne, que também são as mais vendidas. Outras variedades têm sido obtidas, mas têm pequena presença no mercado, tais como MD-2, Gomo-de-mel, BRS Imperial, BRs Vitória e BRS-Ajuba.
A Pérola é também chamada de Pernambuco ou Branco-de-Pernambuco. Seu fruto pesa em média de 1 a 2 kg e tem boas características de qualidade, tais como sabor, alto teor de sólidos solúveis, entre 14 e 16oBrix.
O Smooth Cayenne, também denominado Havaiano ou apenas Cayenne, tem vários outros tipos, com nomes diferentes, mas é cultivado principalmente para industrialização, por suas qualidades como acidez e tamanho maiores. Seu fruto pesa, em média, de 1,5 a 2,5 kg, tem alto índice de sólidos solúveis totais, entre 13 e 19oBrix.
O abacaxi é ofertado no mercado durante o ano todo, em razão de ser plantado em diferentes locais, com diferentes técnicas de cultivo, incluindo diversos tipos de mudas e controle químico do florescimento. O ponto de maturação que indica o momento da colheita é dependente da época de plantio e do tipo de muda utilizado, mas, no geral, o tempo entre o plantio e a colheita inicial é de 15 a 24 meses.
O fruto deve ser colhido maduro, pois o abacaxi não amadurece após a colheita.
Como o fruto é composto por frutilhos, estes mudam de cor na fase de maturidade, indo de verde a bronzeada em sua parte externa, e a forma vai de pontiaguda para achatada. Outro método para avaliar o ponto ideal de colheita é a análise da polpa, que passa a translúcida, o que se vê pelo corte ao meio de alguns frutos. Outro método é medir o total de sólidos solúveis, pelo Brix, cujo mínimo é de 12 graus.
Após a colheita, os frutos são classificados por peso, forma e cor da polpa (amarela e a branca, segundo o Ministério da Agricultura). O sabor é variável, sendo os de verão superiores aos de inverno, pela maior acumulação de açúcares; outro item de controle é o rendimento mínimo de 40% de suco.
Para o mercado interno, os frutos podem ser transportados em caixas ou a granel, mas o ideal seriam condições refrigeradas, em caminhão-baú, com controle de temperatura entre 7 e 12oC e 85 a 90% de umidade.
Usos: Além de seu consumo ao natural, o abacaxi é utilizado em compotas, polpas, sucos, doces, vinho, vinagre, licor, néctar, cristalizado, na culinária, além de ser extraída do fruto a bromelina, enzima do caule da planta, que tem usos industriais e medicinais. O abacaxi Pérola tem maior oferta entre os meses de agosto e dezembro, e depois entre março e maio; o Havaiano, entre novembro e março.
Fonte: DONADIO, L.C.; ZACCARO, R.P. Valor Nutricional de Frutas.
Minerais – os mais importantes são potássio, com 131 mg, o fósforo, com 13 mg, e o magnésio, com 18 mg.
Vitaminas – B1, com 0,17 mg; B2, com 0,02 mg; pode ter até entre 4 e 19 mg de ácido ascórbico e entre 25 e 83 UI de vitamina A.
Frutos colhidos no ponto ótimo de colheita (com 0,49 a 0,70% de acidez e SST de 10 a 11oBrix), com frutilhos amarelados, mantidos em condições controladas de temperatura, entre 8 e 14oC, conservam-se melhor que frutos em condições ambientes de 25oC. Entretanto, a baixa temperatura pode ocasionar o escurecimento interno do fruto.
Como na maioria dos frutos, no abacaxi, ocorre aumento dos sólidos solúveis totais, carotenoides e açúcares redutores e queda da acidez, com a mudança da cor externa do fruto. Esta pode ser avaliada pelo índice de 0 a 3, sendo 3 a cor mais amarela, pelo menos na metade da superfície do fruto. A qualidade média do abacaxi é de 48 kcal, 0,9 g de proteínas, 0,1 g de lipídios, 12,3 g de carboidratos e 1 g de fibras. A qualidade pode ser afetada pela nutrição do abacaxizeiro no campo, sendo o nitrogênio e o potássio os mais importantes nutrientes. Dados médios para o Pérola: peso médio – 1 a 1,4 kg; sólidos solúveis – 14 a 16ºBrix; acidez – 0,30%. E para o Havaiano: peso médio – 1,8 a 2 kg; sólidos solúveis – 12 a 15ºBrix; e acidez – 0,65 a 1,35%.
Fonte: DONADIO, L.C.; ZACCARO, R.P. Valor Nutricional de Frutas.