PERGUNTA – Já podei, mas as folhas novas do meu abacateiro voltam a nascer enferrujadas e enrugadas, envolvendo mais tarde uma espécie de bucha. O que faço? Paula Souza – Santa Teresinha (BA)
Foto: Paula Souza (arquivo pessoal)
RESPOSTA – Apesar da amostra de várias imagens do abacateiro, nenhuma, porém, apresenta-se em condições de subsidiar informações para um diagnóstico muito preciso do que ocorre com a fruteira. É possível apenas esclarecer que as perfurações observadas nas folhas provavelmente são resultado de danos causados pela presença de algum tipo de besouro (coleóptero). Quanto ao casulo, aparentemente não existe relação com as folhas danificadas, pois sua estrutura indica ter sido confeccionada pela larva de um lepidóptero. Além disso, o sintoma de seca das folhas mostra-se bastante similar àqueles provocados por doença bacteriana. A recomendação, neste caso, é buscar orientações de um extensionista de assistência técnica rural, para que o profissional possa trazer recomendações de controle mais precisas, feitas com base em diagnóstico embasado por observação presencial.
Consultores: TADEU GRACIOLLI GUIMARÃES, ALEXEI DIANESE e CHARLES OLIVEIRA, pesquisadores da Embrapa Cerrados, Rod. BR-020, km 18, CEP 73310-970, Planaltina (DF) – https://www.embrapa.br/fale-conosco