(Pergunta enviada em 04/06/2012 ao Globo Rural On-line – Jornalista João Mathias)
Além de não segurar os frutos, os galhos do abacateiro secam e quebram facilmente, liberando um grande número de formigas. Serão elas as responsáveis pelo enfraquecimento da planta? Carlos Alberto da Costa Elias – Natal, RN
RESPOSTA – As formigas não são responsáveis pelos problemas que estão ocorrendo com o abacateiro. Estão apenas aproveitando o processo de apodrecimento da planta para fazer seus ninhos. O ataque de cupins ou da doença conhecida como antracnose deve ser a causa que tem levado os ramos a ficarem secos. Como medida de combate, faça uma poda de limpeza na planta, serrando os galhos afetados cerca de 30 centímetros abaixo do último sinal de secamento. Em seguida, pincele com pasta cúprica ou tinta látex na região cortada, a fim de evitar entrada de água e o acesso de pragas e doenças. Distante do abacateiro, queime ou enterre os ramos podados, os quais são fontes de novas contaminações. Para recuperação do vigor, florescimento e frutificação, adube a planta com aplicação de 250 gramas da fórmula NPK 10-10-10, repetindo o procedimento a cada 60 dias. Na adubação orgânica, utilize esterco curtido ou composto orgânico na dose de, pelo menos, 20 quilos por unidade. Contudo, é importante lembrar que depende da proximidade de duas variedades diferentes da planta (uma do grupo A e outra do B ? como mostra o quadro) para que os abacates vinguem.
CONSULTOR: José Antonio Alberto da Silva, pesquisador em fruticultura da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.