A enquete ainda revela que os brasileiros consomem poucos vegetais frescos fora de casa, o que mostra a necessidade de melhorias na apresentação de frutas, legumes e verduras em restaurantes e lanchonetes. Outra informação importante registrada pela pesquisa é a insatisfação do consumidor com a qualidade dos alimentos. Sabor, consistência e aroma foram questionados, o que pode indicar problemas no ponto de maturação das frutas e legumes.
A pesquisa é uma base de estudo para a construção de uma campanha para incentivar a população a consumir mais frutas, verduras e legumes fresco. Isso porque o brasileiro come muito pouco desses alimentos quando comparado com a população de outros países.
A campanha de incentivo se mostra ainda mais necessária quando a pesquisa revela dados preocupantes com a saúde do brasileiro. Pelo menos 11% dos domicílios possuem pessoas com hipertensão, 6% têm diabetes, 16% dos lares têm obesidade e 34% estão acima do peso, sem contar os brasileiros com problemas de desnutrição.
Rastreabilidade – Apesar da exigência do consumidor, a pesquisa indica um futuro promissor para o setor de Frutas, Legumes e Verduras. Por outro lado, aumenta a responsabilidade dos produtores com a segurança dos produtos oferecidos. O consumidor atual quer alimentos livres de agrotóxicos e produzidos em harmonia com o meio ambiente e com respeito às leis trabalhistas. A Instrução Normativa sobre a Rastreabilidade dos Vegetais Frescos, em vigor desde agosto do ano passado, é apontado como um importante instrumento para o produtor rural mostrar que os alimentos são seguros e de alta qualidade.