Prefácio
É imenso o prazer de poder apresentar, em momento tão oportuno, o livro AGRONOMIA: profissão do presente e futuro, cuidadosamente elaborado por eminentes professores das Ciências Agrárias, com o objetivo de mostrar a importância da profissão de engenheiro-agrônomo ao país e, ao mesmo tempo, orientar e sensibilizar os estudantes brasileiros no sentido de escolher uma profissão no grande espectro de oportunidades a agronomia oferece.
É indiscutível que o Brasil mostrou ao mundo que em quatro mil anos só conheceu e desenvolveu de fato a agricultura de clima temperado e que, num esforço de confiança e de fé na capacidade científica e tecnológica de nossos jovens profissionais há quarenta anos, conseguimos em tempo recorde criar uma reconhecida agricultura tropical com características de alta produtividade, alta qualidade de seus produtos e preços competitivos. Uma agricultura que garantirá o sustento das próximas gerações, que terá um número muito maior de pessoas, por consequência uma grande demanda difícil de ser atendida pela tradicional quadrimilenar agricultura de clima temperado.
Esse livro é bastante didático e de fácil leitura, além de muito útil àqueles que consideram a Agronomia como carreira profissional, pois apresenta as diversas área de atuação do Engenheiro Agrônomo e todo o potencial agrícola de nosso País
Esse talvez seja o maior desafio do jovem profissional da agronomia, com o qual queremos falar neste livro. Vejam que a nossa profissão, que já abriu tantas portas, está mais do que nunca precisando de dedicação, competência e capacidade de provocar mudanças de que tanto necessitamos, não só no campo agrícola mas principalmente para dar esperanças em todos os sentidos à população brasileira.
Confesso aos jovens engenheiros-agrônomos que, como seu atual e futuro colega, escolhi certo a minha profissão. Se eu voltasse atrás, queria fazer tudo de novo.
Alisson Paulinelli – engenheiro agrônomo, ex-ministro da Agricultura (1974/1979)