(Fonte: Globo Rural On-line – Jornalista João Mathias. Foto: Rodrigo Faria Santos)
Após ser atingido por uma forte chuva de granizo com perda total da produção, em novembro de 2015, o pequeno parreiral de uva do meu avô, em Borda da Mata, MG, deu poucos e pequenos frutos no ano passado. Por que será? O que pode ser feito para que a plantação volte a produzir com vigor em 2017? Rodrigo Faria Santos, via Facebook.
RESPOSTA – A incidência de granizo causa prejuízos diretos e indiretos em videiras. Ao danificar os cachos das fruteiras, a safra do ano fica comprometida. Porém, os prejuízos mais sérios são a quebra e os ferimentos que ocorrem em ramos e folhas, pois permitem a possibilidade de entrada de doenças e o enfraquecimento da planta. Para que as parreiras voltem a produzir, é importante realizar um reforço na adubação e na aplicação de produtos à base de cobre que controlam a enfermidade. Dependendo da intensidade do granizo, recomenda-se fazer uma repoda – como se fosse a poda de produção daquele ano, quando executada uma única vez. O objetivo é formar novas varas que estejam aptas a frutificar no outro ano, evitando esperar a safra do período do granizo. Mais informações podem ser obtidas por meio do SAC Embrapa Uva e Vinho, acessando o endereço www.embrapa.br/fale-conosco/sac/, ou pelo telefone (54) 3455-8082.
CONSULTORES: ADRIANO MAZZAROLO e RODRIGO MONTEIRO, técnicos do Setor de Transferência de Tecnologia da Embrapa Uva e Vinho – Bento Gonçalves, RS