Nome científico: Carica cardamarcensis Hook.
Nomes populares: Babaco, mamão-da-montanha.
Família botânica: Caricaceae
Distribuição Geográfica e Habitat: É uma planta subtropical, nativa do Equador e Colômbia. Distribuída para outros países.
Características Gerais: É uma planta muito precoce e vive em média até cinco anos comercialmente. É herbácea, suculenta, podendo crescer até 2,5, 3 m de altura, com tronco ereto, grosso e arredondado na base e mais fino no ápice. Os ramos são eretos, rígidos, podendo ter ramos secundários. Folhas são simples, lobadas. Fruto: é uma baga, com casca fina e lisa, com pericarpo com numerosas sementes envoltas em um tecido mucilaginoso.
Clima e solo: É uma planta subtropical, nativa em áreas de altitude de 1500 a 2.500 m, do Equador e Colômbia, sendo nesta encontrada a altitudes maiores que 3.000 m. É cultivada em áreas com temperaturas mínimas entre 6 a 12°C, sendo a mínima ideal acima de 12°C.
Usos: O fruto do babaco é usualmente utilizado verde para processamento da sua polpa em calda para xarope, com teores de açúcar de 22 a 30° Brix. Da mucilagem, se faz um produto utilizado em sorvetes e confeitaria. Contém menos ácido ascórbico, mas mais vitamina A que o papaya comum. É rico em papaína.
Propagação: Plantada de sementes, o meio usual de sua propagação.
Variedades: Há seleções de diferentes tipos e tamanho de frutos.