(Fonte: Bárbara L. P. Suski – Grupo Cultivar, 03/11/2016)
A produção de laranjas da Fazenda Bethanea, localizada no município paulista de Nova Campinas, é um dos exemplos bem-sucedidos de investimento em manejo nutricional de alto desempenho direcionado para aumento de produtividade. O manejo nutricional, que, se fosse realizado com produtos convencionais, poderia levar até três anos para apresentar resultados, mostrou eficiência em apenas um ano de tratamento.
Ernesto Luiz Pires de Almeida, engenheiro agrônomo que presta consultoria técnica em produção de citros à fazenda, explica que a produtividade na safra deste ano cresceu 70% em relação à do ano passado, e que os bons resultados foram obtidos com a ação conjunta de um pacote de fertilizantes de alta tecnologia desenvolvidos pela Nutriceler, tanto no tratamento via solo, quanto via folha.
“Como as plantas estavam bastante debilitadas e precisávamos de uma resposta mais rápida, optamos por reforçar a nutrição via solo com fertilizantes fluidos compostos por fontes de nitrogênio, fósforo e potássio, além de substâncias húmicas e fúlvicas, extratos de algas, aminoácidos, todos envoltos em tecnologias de rápida assimilação pelas plantas. Essa estratégia foi fundamental para promover a ativação do metabolismo das plantas e proporcionar a elas condições de emitir mais folhas e flores com maior qualidade e velocidade”, explica.
O tratamento também foi realizado via folhas, onde a combinação tecnológica estimulou ainda mais a floração e o pegamento e proporcionou um melhor desenvolvimento das frutas.
“A tecnologia utilizada nos ajudou a aumentar a quantidade de flores durante o florescimento, bem como aumentou o pegamento dessas flores. Com isso, também houve aumento no número de frutos. O manejo também proporcionou a diminuição de abortos naturais de frutos e favoreceu o enchimento destes, gerando frutas com bastante caldo”, diz.
O agrônomo afirma que as plantas responderam muito bem à combinação dos fertilizantes fluidos, tanto via solo quanto via folha.
“Além de resolver o problema da fixação de nutrientes no solo, a tecnologia utilizada melhorou a CTC do solo e permitiu o alongamento do período de absorção pelas raízes. O efeito foi surpreendentemente bom para as plantas com maior número de brotações, folhas novas completas e cerosas e floradas vigorosas”, comenta Ernesto.
Ganhos operacionais
O administrador da fazenda, Jason Alves da Silva Junior, destaca que, além da eficiência nutricional, a tecnologia também proporciona importantes ganhos operacionais.
Jason Alves da Silva Junior, administrador da Fazenda Bethanea
“Em se tratando de logística, a substituição de parte do adubo sólido pelos fertilizantes fluidos possibilita ganhos relacionados ao tempo de operação em campo e a segurança dos operadores, sendo que o volume de produtos é reduzido. Esses ganhos operacionais são somados à rentabilidade da produção. Os fertilizantes fluidos, além de oferecerem um retorno rápido e eficiente, também colaboram expressivamente com a facilitação do trabalho em campo”, afirma Jason.
Ele comenta também que a tecnologia Nutriceler conta com fertilizantes fluidos, altamente solúveis e compatíveis com os demais insumos utilizados nos tratos culturais. As aplicações de solo podem ser realizadas com a barra de herbicida, e os foliares, com os pulverizadores.
“Isso torna a operação muito prática e facilitada. Esse detalhe agrega ainda mais valor aos ganhos de produtividade registrados na fazenda”, acrescenta.
Com o tratamento realizado neste ano, a equipe da Fazenda Bethanea já consegue calcular o retorno que será obtido na safra de 2017.
“Já estamos conseguindo prever que a próxima safra será, pelo menos, 30% maior do que a que colhemos recentemente. É possível que tenhamos que fazer desbaste nas plantas devido à grande quantidade de frutos que foram desenvolvidos. Pode ser que os pés de laranja não comportem tantas frutas”, finaliza Jason.
Tecnologia
O pacote de tecnologias que promoveu o desenvolvimento dos pomares de laranja da Fazenda Bethanea contou com os fertilizantes Maxifós Plus, Maxifós P e Maxifós K via solo. O manejo via folha teve a participação dos fertilizantes Nitroceler N, com 25% de nitrogênio e 0,1% de molibdênio, e a linha Metalosate como fonte de nutrientes diversos, como cálcio, zinco e potássio. Os fertilizantes Akro D e Akro Cobre entraram no tratamento visando à indução de resistência das plantas.