19/08/2016 – Globo Rural On-line – POR JOÃO MATHIAS
Como é possível garantir a preservação de uma espécie de cacau, com média de 80 pés com mais de 100 anos de idade, que resistiu a todas as pragas, inclusive a vassoura-de-bruxa?
Francisco Amarante, de Valença (BA)
O mais importante é realizar nutrição e irrigação adequadas.
Infelizmente, não existe variedade de cacau resistente ao ataque de vassoura-de-bruxa. No entanto, para manter as boas características da planta para as próximas gerações da cultura é necessário sempre realizar nutrição e irrigação adequadas. A adubação deve ser baseada na análise de solo e a irrigação, faça quando for preciso para manter as raízes úmidas para absorverem os nutrientes. A aplicação de poda também é importante, podendo, inclusive, usar uma pasta de cobre para proteger as áreas removidas da ocorrência de fungos e bactérias. Coloque em uma tigela sulfato de cobre e, aos poucos, adicione água até a mistura tornar-se pastosa. Acrescente óleo de soja para dar liga ao produto e pincele-o nas partes que foram retiradas para melhor cicatrização.
CONSULTOR: JOSÉ AIRES VENTURA, fitopatologista e chefe da área de pesquisa do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Rua Afonso Sarlo, 160, Bento Ferreira, Vitória, ES.
Foto:Ernesto de Souza / Ed. Globo