Qual o melhor adubo e a época de poda para jabuticabeira cultivada em terras paulistas? Cícero Vicente da Silva, São Paulo, SP
RESPOSTA – Dependendo da região e do manejo do pomar, é possível obter mais de uma safra de jabuticaba por ano no estado de São Paulo. Para podas de plantas adultas, que já estão em fase de frutificação, é recomendável a espera de, no mínimo, 30 dias após a colheita para que a jabuticabeira restabeleça as condições anteriores ao estímulo da produção. Outras podas, como a de formação, por exemplo, podem ser realizadas no inverno, o período de menor atividade fisiológica da planta. Para qualquer tipo de poda, no entanto, é prudente proteger o corte para evitar mais tarde danos à cultura. A produção adequada ainda depende de elementos macronutrientes, que são demandados em quantidades relativamente grandes (nitrogênio, por exemplo), e micronutrientes, que são de suma importância, apesar de exigido em volumes pequenos (boro). Em razão da grande diversidade de solos existentes no estado paulista e considerando a existência de gradiente de fertilidade, nos limites de uma mesma área, não existe um adubo que possa ser classificado como o melhor. Assim, sempre que possível, deve-se buscar o acompanhamento de um técnico da área agrícola no sistema produtivo.
Consultor: JOSÉ EMÍLIO BETTIOL NETO, pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.