Que praga é essa que interrompeu a produção de frutos grandes no meu pé de jabuticaba (ver foto abaixo) e como devo eliminá-la? Luciano Rodrigues – Petrópolis, RJ
RESPOSTA – À primeira impressão, parecia indicar a presença de erva-de-passarinho, praga que pode matar a jabuticabeira. Contudo, não há envolvidas no tronco raízes grossas que retiram a seiva da planta. Assim, é bem mais provável que se trate de bromélias epífitas, que usam o tronco apenas como apoio ou base para fixação. Portanto, não são pragas. Essas bromélias, que podem ser encontradas até em fios de energia e cercas de ferro, gostam de locais com boa qualidade de ar, já que produzem seu alimento pela fotossíntese e não pela extração da seiva da planta hospedeira. No caso da jabuticabeira, que se desenvolve melhor em locais com boa insolação e ventilação, o excesso de ramos causando sombreamento no interior da planta pode ter prejudicado a produção de frutos. Retire alguns galhos com a execução de uma poda para melhorar a circulação de ar e a entrada dos raios solares na parte interna da fruteira.
Consultor: EDUARDO SUGUINO, pesquisador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Foto: Luciano Rodrigues/Arquivo Pessoal