No caso das frutas, muitas vão ajudar a evitar esse mal. Aqui estão algumas delas:
Banana: a “musa paradisíaca” é uma rica fonte de potássio, que pode ser consumida regularmente para reduzir a pressão, além de combater a fadiga. Apresenta muito baixo teor de sódio, por isso não contribui para a retenção de fluidos. É também um alimento ideal para os atletas, ajudando a recuperar os minerais perdidos durante o exercício e fornece os açúcares necessários para reabastecer o organismo. Também contém magnésio, um mineral que tem se mostrado eficaz na luta contra a hipertensão. A banana contém vitaminas A, C, K e B6 e é considerada um alimento valioso para pessoas deprimidas, em razão de seu alto teor de triptofano, um aminoácido essencial, a partir do qual é produzida a serotonina, conhecida como o “hormônio da alegria”.
Manga: esta deliciosa fruta de origem indiana é também uma excelente fonte de saúde cardiovascular, em razão dos teores de vitamina C,de fibra que reduz o colesterol no sangue e de vitaminas do complexo B. Seu teor de potássio, bem como de magnésio, a torna especial para o controle da hipertensão. Pode ser consumida ao natural e em sucos, milkshakes e outros preparados doces.
Mamão: mais conhecido por seus benefícios para a saúde gastrointestinal, também pode contribuir para a saúde cardiovascular por causa de seu alto teor de potássio. Também fornece betacaroteno, vitamina C e fibras ligeiramente laxantes. É um bálsamo para o estômago e ajuda a digerir alimentos com alto teor de proteína, pela presença de uma enzima proteolítica. É apropriado para crianças e adultos jovens, atletas, mulheres grávidas ou lactantes e pessoas idosas.
Pera: a fibra solúvel no fruto atua para purificar o corpo, incluindo a eliminação de colesterol LDL, um fator de risco em casos de pressão arterial elevada. Além disso, indicam os especialistas, que “ajuda a fortalecer e rejuvenescer os tecidos do corpo e melhorar a resistência e a permeabilidade dos vasos sanguíneos.” A pera é rica em potássio e pobre em sódio, digestiva e remineralizante. Também é rica em água, por isso oferece muito poucas calorias e gordura, mas é uma boa fonte de energia com seus carboidratos (10,6 %). Contém uma quantidade não significativa de vitaminas C e E, pró-vitamina A e ácido fólico.
Cítros: o consumo regular de limão, laranja e toranja ajuda a controlar a hipertensão por causa de sua riqueza em potássio. Também ajudam a eliminar a rigidez dos vasos sanguíneos, tornando-os macios e flexíveis, o que pode ajudar a reduzir a pressão. São ricos em vitamina C, betacaroteno e vitamina B. Uma boa porção destas frutas irá ajudar a reidratar o organismo depois de uma sessão de esforço físico e alta temperatura ambiente.
Coco: o delicioso frescor vegetal tropical desta água vai ajudar a combater o calor, manter seu corpo bem hidratado e melhorar a função renal, sem perda de minerais, um aspecto que ajuda a controlar a pressão arterial. O coco contém vitaminas A, B e E, cálcio, potássio, sódio, cobre, ferro, fósforo, zinco e ácido fólico, além de outros elementos em quantidades menores. Sua ingestão ajuda a eliminar toxinas, combate a prisão de ventre, esgotamento nervoso e úlceras gástricas.
Lembre-se que uma dieta multicor pode fazer muito por sua saúde cardiovascular, incluindo o controle do “inimigo silencioso”, como é chamada de hipertensão.