(Pergunta enviada por leitor do Globo Rural. Jornalista JOÃO MATHIAS)
Como posso controlar uma mancha amarela que cobre as folhas, as quais caem em seguida, e acaba matando os pés de laranja e de poncã em minha chácara, em Corguinho? José Barbosa Alves – Campo Grande, MS
RESPOSTA – Manchas amarelas em folhas de laranjeiras podem ser fungos oportunistas que crescem, geralmente, devido à alta umidade local. Recomenda-se retirar da planta as partes afetadas pelas manchas e queimá-las. A poda dos ramos internos, chamados de ladrões, é outra medida importante. A prática permite uma abertura nas copas, o que favorecerá o aumento de insolação no interior da fruteira. A incidência de raios solares em toda a planta contribui para a diminuição da ocorrência de doenças. Também ajuda na limpeza da laranjeira o uso de calda à base de cobre. Aplique duas vezes, com intervalo de 30 dias, a calda bordalesa – uma mistura de sulfato de cobre e cal virgem, que pode ser adquirida na forma líquida ou em pó solúvel em lojas especializadas. Para preparo do produto no local, acomode cristais do sulfato de cobre em um saco de tecido e, por algumas horas até que se dissolvam, mantenha o material mergulhado em um recipiente de plástico com 50 litros de água. Em outro recipiente de mesmo volume, acrescente água e cal, sempre mexendo a mistura. Junte os dois preparados em um terceiro recipiente de 100 litros até que se tornem uma solução bem homogeneizada e de reação neutra, condição que pode ser verificada por dois métodos. Em contato com a calda, um papel de tornassol tem de ficar azul ou inalterada a aparência de uma lâmina de aço oxidável imersa por um minuto na solução. Adicione cal se for o caso de corrigir a neutralidade a calda. Com equipamentos de proteção individual, como botas, luvas e cuidados com o rosto, para evitar a inalação da substância, pulverize as árvores frutíferas com o fungicida.
Consultor: FERNANDO ALVES DE AZEVEDO, pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Campinas, SP, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.