O Anuário HF 2023, 12ª edição desse documento publicado pela HF Brasil/CEPEA (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, vinculado ao Departamento de Economia, Administração e Sociologia da ESALQ/USP), traz informações gerais sobre algumas das principais frutas, legumes e hortaliças cultivadas no Brasil. Os dados sobre frutas são reproduzidos a seguir:
Abacate – A área plantada entre 2012 e 2021 aumentou quase o dobro, com correspondente aumento da produção, chegando ao total de 300 mil teladas em 2021. A produtividade continuou estável, ao redor de 16 t/ha. O Brasil é o 7º. produtor mundial e exportou pouco mais e 7 mil t em 2021. (MELO, E.T. de; MELO, V. F. de)
Abacaxi – A produção brasileira é dominada pelas regiões Norte e Nordeste, cada uma com 1/3 da produção brasileira, de pouco mais de 1,5 milhão de frutos. O Sudeste produz 387 milhões de frutos e o restante é das regiões Sul e Centro-Oeste. Como vantagens dessa fruta podem ser apontadas a sua oferta ao longo do ano e a possibilidade de exportação em diversas formas. (RIBEIRO, C. H. M.; VIOL, R. E.)
Ameixa – Chegou em 2021 a produzir 13,6 mil t, nos estados do sul e sudeste, com alto valor. Apesar de plantar diversas variedades, a produção é ofertada em curto período do ano, o que leva a importar a fruta de outros países. (NASCIMENTO, P. A.)
Banana – É uma das principais frutas produzidas no Brasil, quarto produtor mundial, com 6,8 milhões de t. SP, BA e MG são os principais produtores. As exportações têm caído e o custo de produção aumentado. A produtividade pode chegar a 30 t/ha. (PIO, L. A. S.)
Citros – Continuam a ser uma das mais importantes culturas frutíferas do Brasil, maior produtor mundial de suco de laranja. A área plantada mantém-se ao redor de 584 mil ha e a produtividade em 27 t/ha, apesar do avanço da doença greening e ocorrência de seca. (TOMBIN, V.)
Coco – O Brasil ocupa a 5ª posição na produção de coco, fruta que tem vários usos e é muito bem aproveitada pela indústria, 80% da produção brasileira vem do Nordeste. (IBGE, EMBRAPA E SOCIENTÍFICA)
Goiaba – A área cultivada no Brasil mantém-se ao redor de 21-22 mil ha, com as maiores produções em SP, PE, BA, CE e MG. A produtividade média é de 24,95 t/ha, as exportações são de 500 mil kg por ano e a fruta é bastante utilizada pela indústria. (MAIORANO, J.A.)
Maçã – A produção nacional mantém-se estável, em torno de 1,29 milhão de t, apesar de queda em 2021, devido a condições climáticas, com aumento de preço ao consumidor. (RIBEIRO, C.H. M.; VIOL, R.E.; FERREIRA, J.T.)
Mamão– A produção nacional é de 1,6 milhão de t e a produtividade de 47 t/ha. ES, BA, RN, CE são os principais estados produtores. O custo de produção é elevado e o uso de mão de obra é alto, as exportações são para a Europa, EUA, Mercosul e Canadá. (GONÇALVES, F. C. M.de; LEONARDO, F, de A. P.; PEREIRA FILHO, J. V.)
Manga – A produção brasileira é em grande parte proveniente do nordeste e do sudeste, sendo o 7º produtor. Exportou 272 mil t em 2021, ocupando o 4º lugar entre os maiores exportadores mundiais. (COSTA, M. S.; OLIVEIRA FILHO, A. S. B. de; ALVES, E. L.)
Maracujá -O Brasil é o maior produtor e consumidor do mundo, com produção nos estados de BA, CE, SC, PE e MG, totalizando nesses estados cerca de 30 mil ha, embora haja uma variação grande de plantio dentre os anos. Em 2021 foram exportadas 900 t. (SILVA, J.R. da; SILVA, V. H. G.; SILVA NETO, P. L. da; ARAÚJO, R. C. G.)
Melancia, melão e morango – Frutas cultivadas como hortaliças, chegam a altas produções no Brasil, de 2,1; 0,40 e 0,2 milhões de t/ano, respectivamente. A produtividade é de 22,8 t/ha para melancia. (BRANCO, R. B. F.; Coex; ANTUNES, L. E. C.; JUNIOR, C. R.; BONOW, S.; SCHWENGBER, J. E.)
Uva – A produção tem sido afetada pelas condições climáticas, tendo diminuída a área plantada em torno de 75 mil hectares, com produção de 1.500-1.700 mil t/ano, e produtividade de 20 t/ha. Fruta utilizada para consumo ao natural, indústria-vinho e suco, também é exportada. (STEINER, D. R. M.; GOMES, F. T. L. de)
FONTE: CAMPO & NEGÓCIOS, ANUÁRIO HF 2023.