Nome científico: Cyphomandra betacea Sundt.
Família: Solanaceae
Origem e dispersão: É da mesma família do tomate e outras hortaliças, nativa da América do Sul, provavelmente do Peru, também chamada de tomate francês. É cultivada na Índia e Ceilão.
Características Gerais: Planta herbácea, com até 4 m de altura inerme, pubescente. Tronco: curto. Folhas: são grandes, cordato-ovadas, sub-acuminadas. As folhas são alternas, simples, inteiras. Flores: são pequenas, rosadas, produzidas em pencas em inflorescências, em racimos axilares, com flores hermafroditas. Frutos: são da forma e tamanho de um ovo, elipsoides, de casca lisa, de cor avermelhado-amarela quando maduros, com 4 a 6 cm de comprimento e 2 a 4 cm de diâmetro.
Clima e solo: É uma planta tropical, mas de altitude, e adapta-se a clima sub-tropical, não suportando geadas; só floresce onde as noites são frias. Vai bem em solos um pouco ácidos. Pouco tolerante a ventos. Prefere solos um pouco ácidos.
Propagação: Usualmente propagada por sementes ou estacas. Produz em 1 a 2 anos após o plantio, mesmo quando de pé-franco.
Utilização: O consumo pode ser ao natural, mas é também usado em geleias, temperos e outros produtos.
Informações mais completas podem ser encontradas no Livro Frutas Exóticas (Funep, FCAV/Unesp)