Uma fruta da família do abacate tem ganhado o mercado externo e feito sucesso na gastronomia internacional. O avocado começou a ser produzido no Brasil há 30 anos. Hoje, mais de 3 mil toneladas são exportadas por ano para a Europa.
Abacate das variedades Hass e Fuerte, com casca mais dura, pouca água e rico em óleo, o avocado ainda não é muito conhecido no Brasil. A maior parcela dos consumidores está no exterior. Pouco a pouco, no entanto, a fruta vem conquistando espaço no país. Original do México, a fruta é frequentemente confundida com a variedade tropical, que é a mais comum.
– 90% do avocado produzido no Brasil vão para o mercado externo. Além de ser consumida in natura, a fruta dá origem à polpa e ao azeite, que são muito apreciados pelo mercado gastronômico – afirma a gerente de marketing e vendas da Fazenda Jaguacy, Ligia Falanghe Carvalho.
A fruta é produzida o ano inteiro, em épocas diferentes, dependendo da região. A Fazenda Jaguacy, localizada em Bauru, interior de SP, cultiva 500 hectares de avocado, além de assistir mais 30 produtores da fruta espalhados por São Paulo, Paraná e Minas Gerais.
– Há dois anos, conseguimos, através de técnicas agronômicas e locais de plantio, produzir avocado praticamente o ano inteiro – diz Ligia.
Para quem não consome o avocado com medo de ganhar peso, Ligia aconselha o consumo de uma metade da fruta por dia.
– O avocado tem uma grande concentração de vitaminas A, D e E, o que auxilia no combate ao envelhecimento e no emagrecimento, apesar de todo mundo achar que o abacate engorda – afirma Ligia.
Matéria veiculada em 08/08/2013 pelo Canal Rural