Stoller

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

O QUE VOCÊ PROCURA?


06/06 - EMBRAPA ENSINA COMO PODAR PARREIRA

06/06/2007 - O Estado de SP

Saiba mais sobre:
Uva

Tenho uma parreira com cerca de dois anos que está muito bonita e nunca foi podada. Em dezembro passado produziu os primeiros quatro cachos de uma uva rosada, extremamente gostosa. Gostaria de saber em qual mês devo podá-la, para que em dezembro próximo possa colher uma quantidade maior de frutos e com a mesma qualidade destes de sua primeira produção. Além da poda, há algum outro tipo de manejo que deva ser feito principalmente com relação a adubação?

José Ricardo Krauss - São José dos Campos (SP)

Resposta do Serviço de Atendimento ao Cidadão da Embrapa Uva e Vinho: a poda de parreira doméstica é feita pela observação da planta. A época recomendada é quando as gemas das extremidades começarem a brotar. É feita para selecionar os ramos que devem permanecer para a produção, que serão cortados, deixando de duas a cinco gemas (nós), e para conduzir o crescimento da planta. O ideal é que o cordão principal cresça 1 metro por ano. Caso a videira já tenha ocupado o espaço existente, deve-se eliminar totalmente os ramos doentes ou finos e selecionar aqueles sadios e bem maduros (lignificados), que tenham cerca de 1 centímetro de diâmetro, que devem ficar a 20 centímetros uns dos outros. Ramos muito próximos geram brotação fechada, criando ambiente favorável aos fungos. O ideal é conduzir a videira em forma de espinha de peixe, onde o braço principal seria a coluna vertebral e as costelas, os ramos para a produção. Quanto à adubação, caso não tenha acesso a análise do solo ou tecido, observe o vigor da planta. Caso ela esteja fraca, um bom adubo poderia ser restos orgânicos da cozinha (cascas, folhas etc). Basta enterrá-los junto à videira.




Envie essa notícia para um amigo.

Seu nome:    Seu e-mail:

Nome do amigo:    E-mail do amigo:

Mensagem(opcional):



COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário

Nome:

E-mail:


Comentário:



3 comentário(s):

Ricardo Madeira - 16/07/2014 15:50
Seguindo as orientações da Embrapa, passei a utilizar como adubo cascas de banana, abobora, batata etc., a parreira estava fraça, se recuperou alguns meses depois.
Américo de Souza r Silva - 19/10/2013 13:55
Aprendi bastante sobre a poda e o adubo para colocar nos pés da uva.
19/10/2013

angela - 07/07/2013 11:14
gostei muito!

Gráfica Santa Terezinha

Multiplanta

Fruteza

Fruticultura

Funep

Revista Brasileira de Fruticultura